Blog
Executiva Outsourcing
A Gestão de Terceiros desempenha um papel essencial para o sucesso das organizações, especialmente em um mercado competitivo onde a eficiência operacional é um aspecto cada vez mais imprescindível.
Entretanto, a realidade demonstra que muitos negócios ainda enfrentam dificuldades nesse processo, o que resulta em prejuízos financeiros, riscos legais e baixa produtividade. Dessa forma, compreender as razões por trás de uma Gestão de Terceiros ineficiente é o primeiro passo para evitá-las. É o que pretendemos com este artigo.
Leia também: 3 tendências em Gestão de Terceiros para 2025 que você precisa conhecer
Razões que levam a uma Gestão de Terceiros ineficiente
Empresas que não possuem sistemas eficientes para monitorar e gerenciar os terceiros estão mais suscetíveis a erros operacionais e riscos legais. Segundo um estudo recente de uma grande multinacional de consultoria, 87% das organizações enfrentam dificuldades em monitorar a conformidade de seus fornecedores, o que pode resultar em multas e problemas regulatórios.
A utilização de planilhas e outros métodos manuais para gerenciar terceiros tende a gerar erros humanos, falta de padronização e ineficiência no compartilhamento de informações. Além disso, a falta de centralização dificulta o acesso a dados relevantes em tempo hábil, impactando diretamente na tomada de decisões.
Um erro comum é não verificar periodicamente a situação fiscal e trabalhista dos terceiros. Esse tipo de falha pode expor a organização a riscos de co-responsabilidade em casos de inadimplência ou irregularidades legais.
Como evitar esses problemas?
A boa notícia é que algumas medidas podem ser implementadas com o objetivo de aumentar a eficiência da Gestão de Terceiros das empresas:
Sistemas como o SaaS SG3 e o SGFor, desenvolvidos pela Executiva, permitem monitorar todos os aspectos relacionados à gestão de terceiros e de fornecedores, garantindo controle total e redução de erros.
Centralizar os dados em uma única plataforma, disponível na nuvem, facilita o acesso a informações críticas, melhora a comunicação entre os departamentos e aumenta a eficiência geral dos processos.
Estabeleça uma rotina de auditorias para verificar a regularidade fiscal, trabalhista e de conformidade dos terceiros. Essa prática reduz riscos legais e assegura maior segurança para a empresa.
Sem dúvida alguma, uma Gestão de Terceiros ineficiente pode comprometer, seriamente, os resultados de uma organização. Fatores como falta de visibilidade, processos manuais e ausência de monitoramento fiscal são desafios recorrentes, mas que podem ser superados com o uso de soluções tecnológicas e boas práticas.
Caso o seu negócio esteja precisando melhorar a eficiência da Gestão de Terceiros, saiba que a Executiva é a melhor opção disponível no mercado brasileiro. Com mais de 25 anos de atuação, somos sua melhor aliada ao oferecer tecnologia de ponta, auditores especializados e experientes, além de todo o suporte que a sua empresa merece.
Fale com o nosso time comercial:
Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 – WhatsApp
E-mail comercial@executiva.com.br