Blog
Executiva Outsourcing
Você, com certeza, já foi impactado(a) pela sigla ESG? A sigla em inglês retrata a importância de indicadores Socioambientais e de Governança Corporativa para todos os negócios. Na busca por acompanhar as demandas sociais nesses pontos, algumas empresas olham para seus processos administrativos internos e esquecem de avaliar outro fator: a base de fornecedores.
Mitigar os riscos de reputação provenientes dos seus fornecedores não é tão simples, mas é a forma mais estratégica de atuação para empresas que buscam compromisso real com os indicadores ESG.
Seus fornecedores estão alinhados às suas diretrizes socioambientais e de governança?
Para te ajudar a entender como esses dois mundos estão intimamente ligados, imagine, conosco, a seguinte sequência de situações:
1. Seu negócio se posiciona como uma empresa de alta responsabilidade ambiental;
2. A empresa amadureceu o bastante para apresentar dados fidedignos e transparentes sobre o impacto ambiental da sua cadeia produtiva;
3. Ações de marketing para fortalecer a imagem do negócio são realizadas e seus consumidores passam a reconhecer sua empresa como referência em responsabilidade ambiental;
4. Um dos seus fornecedores, no entanto, se torna protagonista de um caso de poluição de um rio, pelo descarte irregular de produtos tóxicos;
5. O Ministério Público investiga e condena o seu fornecedor ao pagamento de indenizações por danos morais ambientais e coletivos devido à poluição causada.
Em 5 passos, o estrago reputacional está feito. E, por mais que o seu negócio não tenha atuado de forma direta no crime ambiental cometido pelo fornecedor, a opinião pública não vai encarar a situação por esta ótica.
A imagem de negócio ambientalmente sustentável foi quebrada. Com isso, diferentes impactos chegarão ao negócio.
O primeiro será o financeiro, uma vez que reconstruir uma imagem positiva depois de um abalo na reputação custará ainda mais do que os esforços de posicionamento realizados anteriormente.
Em segundo lugar, o impacto reputacional resultará em um novo momento de desconfiança para a marca, já que os clientes podem suspeitar sobre as demais informações prestadas pelo seu negócio, podendo comprometer a percepção da qualidade do seu produto ou serviço e até do compromisso ético de toda a organização.
É por isso que a empresa que foca em construir um compromisso ético sólido precisa conhecer o Due Diligence.
Mitigar riscos de reputação entre fornecedores ficou mais simples com o Due Diligence da Executiva Outsourcing.
Nossos especialistas realizam uma auditoria completa do quadro societário e da pessoa jurídica dos seus fornecedores, identificando mídias negativas, crimes financeiros e outros fatores que podem impactar a segurança do contrato.
Aprofundar-se nas informações estratégicas dos seus parceiros comerciais é essencial para o seu compromisso ESG.
Com a devida diligência, a empresa conseguirá alinhar a ética ESG do seu negócio a uma base de fornecedores alinhados a essas políticas.
Confira aqui tudo o que conseguimos rastrear e sinalizar no seu fornecedor com Due Diligence.
Converse agora mesmo com a nossa equipe: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | Se preferir, escreva para: comercial@executiva.com.br