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Executiva Outsourcing
Até o ano de 2015, cada uma das plantas da Yara Brasil, líder em nutrição de plantas, realizava a Gestão de Terceiros de uma forma independente, o que dificultava a auditoria da documentação dos fornecedores, uma vez que milhares de documentos precisam ser gerados mensalmente.
Conforme relata a Analista de Gestão de Terceiros da Yara Brasil, Neri Traesel, esta ausência de integração motivou a procura pela Executiva Outsourcing, empresa que detém expertise nesse segmento.
O contrato foi assinado em 22 de janeiro de 2016, sendo que, em abril do mesmo ano, 337 vidas foram auditadas. O sucesso da parceria é tamanho que, sete anos depois, este número saltou para 7.601 colaboradores terceiros.
“A Executiva nos deu o suporte para fazer a implementação do sistema SG3 que nos permitiu entender as novas normas e exigi-las das empresas terceiras”, destaca Neri.
Conformidade com a legislação
A analista observa que em 2017, quando foi sancionada a Lei da Terceirização, a maioria das empresas brasileiras ainda engatinhava na área de Gestão de Terceiros, mas a Yara Brasil já havia implementado e estava em um estágio de implementação dos processos. “Nossa fiscalização já era rígida, mas a partir deste momento, nenhum fornecedor entrava mais na Yara Brasil sem estar em conformidade com todo o processo no SG3”, reforça Neri.
De acordo com a analista, a implementação da Gestão de Terceiros na Yara Brasil teve início com as unidades de Nutrição de Plantas (fertilizantes), chegando, posteriormente, às unidades químicas, sediadas em Paulínia e Cubatão (SP). “Cada planta demanda cerca de dois anos para a adaptação. Estamos, atualmente, na fase final dos processos de estabilização, mas podemos dizer que evoluímos bastante desde 2016.”
Principais benefícios
A parceria entre a Executiva Outsourcing e a Yara Brasil tem contribuído para que a empresa obtenha diminuição real do passivo trabalhista, maior controle sobre o acesso compliance dos terceiros nas unidades, mitigação dos acidentes de trabalho, atenção às leis trabalhistas e melhor administração dos prestadores de serviço.
“O divisor de águas foi a expertise na auditoria da documentação, que agregou a padronização dos processos. Hoje, por exemplo, se houver acidente de trabalho ou reclamação trabalhista, nós sabemos exatamente onde está o documento e podemos atestar sua validade. Além de cumprir o nosso papel de fiscalizar nossas empresas terceiras, temos tudo validado em um mesmo lugar, com a garantia de que foi analisado por um técnico”, celebra Neri.
Importância do SG3
Na avaliação da Analista de Gestão de Terceiros da Yara Brasil, o sistema SG3 exerce um papel crucial para o sucesso da parceria. Atualmente, a empresa gera de 25 mil a 30 mil documentos/mês para a Executiva auditar, uma alta carga documental que dificilmente seria viável caso estivesse dentro de uma planta em cópia física.
Ao todo, mais de 1,5 milhão de documentos e cerca de 100 mil vidas referentes à empresa já passaram pelo SG3. “A flexibilidade do sistema é outro ponto muito relevante. Quando começamos, ele era mais limitado e oferecia recursos customizados. Hoje, consegue se adaptar rapidamente a qualquer necessidade que a companhia venha a ter. Isso faz muita diferença”, pontua Neri.
Comprometimento que faz a diferença
Hoje, a Executiva tem auxiliado a Yara Brasil no que diz respeito aos seus grandes desafios acerca dos fornecedores, o que inclui o acompanhamento da legislação vigente, contratação de empresas que tenham todos os documentos exigidos por lei e capacidade de adequação.
“Nós reunimos os fornecedores que apresentam mais dificuldades e prestamos uma monitoria. A Executiva também atua como uma espécie de consultoria para o fornecedor. Dessa forma, trazemos ele para o nosso lado, em uma relação em que todos ganham”, observa Neri.
A abertura e a liberdade que a Yara Brasil tem para acessar o staff diretivo e o time de atendimento da Executiva é outro ponto mencionado pela Analista de Gestão de Terceiros. “Eu sempre digo: qual é a empresa em que o presidente se dá ao trabalho de perguntar como o cliente está se sentindo? A Executiva propicia isso. O Márcio [Pereira de Barros, Co-Founder] vem nos visitar e sempre demonstra atenção com a parceria”, ressalta.