Foto Artigo do Presidente | O que seus parceiros de negócio dizem sobre a longevidade da sua empresa?

Blog
Executiva Outsourcing

Artigo do Presidente | O que seus parceiros de negócio dizem sobre a longevidade da sua empresa?

Já escrevi em um outro artigo sobre a importância de entender que nenhuma empresa é uma ilha. E isso se mostra cada vez mais real! De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 716,4 mil empresas encerraram em definitivo as atividades e 610,3 mil estavam fechadas temporariamente nos primeiros 15 dias de junho de 2020. E boa parte dessas empresas tomou essa decisão devido ao novo coronavírus: 522,7 mil ao todo. Infelizmente, não podíamos prever o impacto desta pandemia. E não podemos culpar empresas, principalmente as menores, por encontrarem muita dificuldade de sobreviver ao cenário que estamos enfrentando. Mas quando o nosso foco está naquilo que não conseguimos controlar, de fato temos uma luta perdida. A questão de empreender diante das adversidades é sobre o contrário: foco total nas questões que você pode controlar! E, se você pode controlar, deve fazê-lo. No entanto, para aprofundar este debate, gostaria de trazer uma reflexão sobre a nossa cultura empresarial, muito além do atual cenário de enfrentamento da pandemia. No Brasil, cinco anos após serem criadas, pouco mais de 60% das empresas fecham as portas. A constatação é da pesquisa Demografia das Empresas, também realizada pelo IBGE, lançada em 2017. Com ou sem pandemia, a nossa realidade mostra que temos ainda muito a aprender! Terceirização e a importância das parcerias de negócio A regulamentação da terceirização com a Lei Nº 13.429, também do ano de 2017, trouxe a ampla possibilidade do alinhamento comercial entre tomadores e fornecedores de serviços e colaboradores terceiros. O cenário perfeito para que empresas se retroalimentem no mercado, gerando mais eficiência, qualidade e fortalecimento econômico para os dois lados. A terceirização é, por natureza, uma parceria de alinhamento focada em frentes muito importantes para a consolidação de um negócio: otimização de custos e aperfeiçoamento de processos. Mas com a ampla adoção da prática, uma avalanche de novos fornecedores chegaram ao mercado. As possibilidades de parcerias ganharam volume. Nas empresas tomadoras, esse volume traz um novo desafio: qual critério usar para selecionar um fornecedor? Continue lendo no LinkedIn!

plugins premium WordPress