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Executiva Outsourcing
Muitas empresas ainda ignoram que a gestão dos riscos de terceiros é essencial em negócios de todos os segmentos do mercado.
A realidade do mercado é desafiadora em um nível cultural. Afinal, não estamos acostumados a encarar o monitoramento contínuo de terceiros como uma estratégia de negócio.
Sabemos, porém, que é um compromisso de todo gestor enxergar todos os pontos que precisam de melhorias. Então, de que forma podemos transformar, culturalmente, a Gestão de Terceiros em uma área estratégica para o sucesso das empresas?
A Executiva Outsourcing quer te ajudar a enxergar o atual momento do seu negócio com mais clareza. Vem com a gente!
Toda empresa está interconectada
Quando observamos com atenção o mercado, percebemos que as empresas estão cada vez mais interconectadas e dependem de uma ampla rede de parceiros, fornecedores e prestadores de serviços para operar de forma eficiente e competitiva.
No entanto, essa interdependência também traz riscos significativos.
O gerenciamento eficaz dos riscos de terceiros é fundamental para proteger a empresa contra possíveis danos e prejuízos decorrentes de atividades realizadas por parceiros comerciais, fornecedores, contratados ou outros envolvidos na operação.
Independentemente do setor em que a empresa opera, ela provavelmente depende de diversos terceiros para o fornecimento de produtos, serviços ou suporte operacional.
Esses terceiros podem incluir fornecedores de matérias-primas, prestadores de serviços de logística, provedores de tecnologia, funcionários especializados em construção, entre outros.
Essa ampla rede de conexões com terceiros faz com que a empresa assuma riscos associados às ações ou falhas desses parceiros.
Esses riscos podem incluir questões de conformidade regulatória, problemas de qualidade, ações judiciais, danos à reputação, impactos ambientais, multas e sanções relacionadas às obrigações trabalhistas, previdenciárias, fundiárias, de segurança e medicina do trabalho, apenas para citar algumas.
Como elaborar uma estratégia de negócio a partir da Gestão de Terceiros?
O papel da Gestão de Terceiros como diferencial estratégico está no poder de identificar potenciais problemas antes que eles ocorram ou se tornem significativos.
Isso envolve uma série de atividades que vão desde a avaliação e o monitoramento contínuo dos terceiros em relação a fatores como sua capacidade financeira, histórico de desempenho, práticas de segurança, conformidade regulatória, gestão de qualidade, proteção de dados e ética nos negócios.
Para criar uma boa gestão, o primeiro passo é mapear toda sua estrutura de terceirização.
Depois, diante da realidade operacional do negócio, torna-se possível aplicar metodologias inteligentes de gestão e auditoria.
Nesse processo, sua empresa poderá identificar áreas de vulnerabilidade, estabelecer controles adequados, definir requisitos contratuais claros, realizar auditorias regulares, estabelecer processos eficazes e mitigar os riscos de multas e passivos.
Estratégia e Eficácia com a Executiva Outsourcing
O monitoramento contínuo dos riscos de terceiros é estratégico em todas as suas contribuições ao negócio.
Afinal, é por meio dele que podemos ajudar sua empresa a antecipar possíveis interrupções na cadeia de suprimentos ou outros problemas que possam afetar sua operação.
O mercado está cheio de adversidades. Por que não adotar uma forma estratégica de se proteger do que, de fato, pode ser evitado?
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