Blog
Executiva Outsourcing
O monitoramento contínuo dos riscos de terceiros já é uma realidade no seu negócio?
Ao contratar empresas fornecedoras de bens e serviços, o seu negócio precisa estar 100% adequado às suas obrigações legais como tomador.
Para além de avaliar os custos do contrato e o histórico da empresa fornecedora antes da contratação, é necessário validar a adequação legal dos fornecedores e dos colaboradores terceiros durante a vigência do contrato.
Afinal, é durante a prestação dos serviços ou utilização dos bens adquiridos que se dificulta acompanhar e garantir a adequação às obrigações Trabalhistas, Previdenciárias, Fundiárias, de Segurança e Medicina do Trabalho e outras.
Para evitar impactos negativos na sua operação e nos resultados do negócio, entenda, em 5 áreas distintas, como o monitoramento contínuo dos riscos de terceiros protege sua empresa.
Monitoramento contínuo: 5 áreas de impacto
1- Riscos de cibersegurança: ao trabalhar com terceiros, uma empresa pode compartilhar informações confidenciais ou permitir acesso a sistemas e redes internas. Se esses terceiros não possuírem controles adequados de segurança ou forem negligentes em sua abordagem, isso pode resultar em vazamento de dados, ataques cibernéticos ou violações de segurança, colocando a empresa em risco de perda de dados, danos à reputação e possíveis litígios.
2- Falta de conformidade regulatória: dependendo do setor em que a empresa opera, pode haver requisitos regulatórios específicos relacionados ao monitoramento e gerenciamento de riscos de terceiros. Se a empresa não estiver acompanhando adequadamente esses riscos, ela pode estar em violação de leis e regulamentos, sujeita a multas e penalidades legais que podem ocorrer a qualquer momento em uma fiscalização.
3- Interrupções operacionais: se uma empresa terceira essencial para as operações de negócios enfrentar problemas, como falência, problemas financeiros, falhas no cumprimento de pagamento de direitos trabalhistas, seu negócio pode não conseguir detectar sinais de alerta de maneira precoce, impedindo que sua equipe mitigue riscos a tempo, resultando em interrupções operacionais significativas e perda de receita.
4- Danos à reputação: a reputação de uma empresa é um ativo valioso no mercado. Se uma empresa terceira estiver envolvida em escândalos, atividades ilegais ou comportamento antiético, isso pode refletir negativamente na sua marca. O monitoramento contínuo dos riscos de terceiros permite que a empresa identifique problemas potenciais e tome medidas corretivas antes que eles se tornem públicos, ajudando a preservar a reputação do seu negócio.
5- Responsabilidade legal: se alguma empresa da sua base de fornecedores cometer algum ato ilícito enquanto estiver atuando na sua operação, seu negócio pode ser considerado legalmente responsável por suas ações. Ao não monitorar continuamente os riscos de terceiros, a empresa pode ser pega de surpresa por comportamentos inadequados ou negligentes, resultando em responsabilidades legais e possíveis disputas judiciais.
Executiva Outsourcing: tradição e expertise
Agora que você compreendeu como a falta de monitoramento contínuo dos riscos de terceiros expõe a sua empresa a uma série de riscos, é hora de simplificar a segurança operacional.
A Executiva Outsourcing atua há mais de 25 anos com tecnologia de ponta e metodologia personalizável de gerenciamento de riscos de terceiros, mitigando ameaças e reduzindo a provisão de passivos de forma significativa.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA METODOLOGIA DE GESTÃO DE TERCEIROS
Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | E-mail comercial@executiva.com.br
LEIA MAIS
5 passos para criar uma Gestão de Terceiros bem-sucedida
Sua cultura de Segurança do Trabalho contempla os trabalhadores terceirizados?