Foto Como enfrentar os 4 riscos corporativos mais comuns

Blog
Executiva Outsourcing

Como enfrentar os 4 riscos corporativos mais comuns

Riscos corporativos são inerentes a qualquer negócio. A diferenciação consiste em como cada liderança gerencia a tomada de decisão de modo a mapear oportunidades de ganhos e reduzir a probabilidade e o impacto de perdas. Conhecer a fundo seus terceirizados, assegurando a qualificação de fornecedores mitiga a imprevisibilidade dos riscos corporativos.

A gestão de riscos possibilita a capacidade de gerar valor e fornecer garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos. Identificar e interpretar os sinais de alerta com antecedência pode assegurar a sobrevivência do seu negócio, bem como gerar vantagem competitiva frente à concorrência.

Usando tecnologia e gestão de processos, a Executiva Outsourcing investe em uma abordagem ampla que leva em conta dez pilares quando se trata da qualificação de fornecedores.

Neste artigo vamos abordar os quatro principais riscos corporativos a que seu negócio está sujeito e como as soluções da Executiva Outsourcing desenvolvidas durante mais de duas décadas de experiência no mercado podem colaborar com o alinhamento estratégico da sua organização.

Vamos a eles:

 

Risco cibernético e vazamento de dados

Com o constante aumento dos ataques cibernéticos às organizações de todos setores e o detalhamento no Legislativo da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é primordial revisar e monitorar todos os contratos com terceiros, principalmente, se eles lidam com dados sensíveis de colaboradores e clientes do seu negócio.

Com o SG3 – Sistema de Gestão de Terceiros – desenvolvido pela equipe de TI da Executiva Outsourcing, é possível controlar e auditar toda a documentação relacionada aos terceiros contratados pela sua empresa já de acordo com as normas impostas pela LGPD.

 

Alterações legais e tributárias

A legislação sofre frequentes mudanças, cabe às empresas estarem atualizadas frente a elas. Elevar o padrão de segurança e conformidade em cada ponto do contrato com seus fornecedores priva sua empresa de problemas futuros.

Em 2022, todas as organizações brasileiras terão que estar em plena conformidade com a Norma Regulamentadora (NR) 01, que versa sobre as diretrizes de gestão de riscos ocupacionais. Outra mudança para este ano, que terá que ser adequada ao processo, é a Norma Regulamentadora (NR) 05 da pauta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

 

Fraudes e crimes financeiros

Fraudes contábeis podem gerar graves consequências para uma empresa. É necessário estar atualizado sobre as melhores práticas de proteção contra ameaças financeiras e de reputação na análise de fornecedores.

Por meio da Due Diligence, a Executiva Outsourcing analisa o quadro societário do seu fornecedor, pesquisando a reputação e a correlação a ameaças de atos criminosos partindo do quadro societário da empresa terceira.

 

Prejuízo à reputação e imagem provenientes de terceiros

O amplo uso das redes sociais como sistema de vigilância dos cidadãos trouxe uma relevância ainda maior para o posicionamento das empresas frente a assuntos de cunho moral, social e discriminatório.

Fornecedores e terceiros que entram na cadeia de valor da sua empresa precisam estar alinhadas com a percepção de reputação que você quer para o seu negócio.

Por meio da Qualificação e Certificação Financeira da Executiva Outsourcing é possível realizar análises de Due Diligence acerca do quadro societário da empresa, exposições políticas e crimes financeiros.

Quer mitigar riscos corporativos em cada ponto de contato com seus fornecedores?

 

Conte com a nossa equipe: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | Filial São Paulo (11) 4502-1146 | E-mail comercial@executiva.com.br.

plugins premium WordPress