fbpx

A escolha de fornecedores de serviços: qualidade técnica ou segurança financeira?

escolha de fornecedores de serviços

Quais são os critérios que te fazem decidir as empresas fornecedoras de serviços que vão compor a sua cadeia produtiva? Sabemos que esses critérios podem depender de inúmeros fatores, mas eles precisam ser rigorosos. Uma comparação comum costuma ser entre a qualidade técnica e a segurança financeira da contratação. Vamos nos aprofundar neste debate? A Executiva Outsourcing te convida a repensar sua homologação de fornecedores!

Muitas empresas fornecedoras de serviços podem nos atrair por uma entrega altamente qualificada. A depender da área ou do projeto ao qual você está inserindo esse novo fornecedor, a qualidade da entrega pode ser determinante no sucesso da sua empresa.

É claro, portanto, que a qualidade técnica precisa estar alinhada ao seu objetivo comercial. 

No entanto, a entrega não pode ser a única referência que guia a sua escolha. Já imaginou ter um serviço de qualidade entregue por um fornecedor durante meses e depois descobrir que ele não arca com o FGTS de seus colaboradores? 

Pois isso é muito normal no mercado e gestores de contratos não nos deixam mentir. A idoneidade administrativa, tributária e trabalhista de uma empresa pode não afetar a qualidade de sua entrega.

Neste sentido, antes de estruturar os critérios que você utiliza para montar sua carteira de fornecedores, vamos diferenciar os conceitos entre “correr riscos” e “assumir riscos”.

Correr riscos X Assumir riscos

Como está a saúde financeira dos seus fornecedores neste momento? Como foi o desempenho financeiro dessa empresa nos últimos anos? Quais riscos trabalhistas e econômicos esse parceiro traz para a sua empresa?

Ignorar essas perguntas só porque o fornecedor é tecnicamente competente pode trazer transtornos desmedidos para o seu negócio. Por isso, a Executiva Outsourcing criou a Certificação Financeira, uma metodologia de qualificação que faz com que a sua escolha não seja feita unicamente à sombra do preço do contrato ou da qualidade técnica.

Adotar a certificação financeira como cultura de homologação e gestão de fornecedores permite ao seu negócio assumir riscos, mas nunca correr.

E a diferença é grande. Correr risco é lançar-se ao desconhecido e é justamente o que acontece quando seu critério único para homologação de um fornecedor é a qualidade técnica da entrega.

Diante de inúmeros indicadores e da expressa classificação da segurança financeira de uma contratação, você passa a prever os riscos que esse fornecedor trará ao seu negócio. Ou seja, se a qualidade técnica for inegável na escolha, pelo menos você conhece e prevê os riscos daquela contratação.

Depois dessa análise, cabe a você decidir o que mais irá pesar nessa escolha. 

Não cabe a Executiva Outsourcing definir os seus critérios para contratações específicas. Mas é nossa missão criar um raio-x completo do seu fornecedor para que a sua decisão seja baseada em dados financeiros e em consonância com o seu plano de negócio. Afinal, o pleno desenvolvimento das suas atividades dependem, e muito, dos riscos envolvidos na sua gestão de contratos.

Portanto, ousar e inovar pode significar assumir riscos. Mas nunca corra riscos contratando no escuro!

Leia mais sobre Certificação Financeira em nosso blog

De incertezas, bastam as externas. Entre em contato com a Executiva Outsourcing: Unidade Central (41) 3668-7782 | (41) 99918-3389. Unidade São Paulo (11) 4502-1146. E-mail comercial@executiva.com.br.

×