Blog
Executiva Outsourcing
Um bom fornecedor não é, necessariamente, simples de identificar. Chamamos de “fornecedor saudável” aquele que sustenta seu contrato e que tem responsabilidade legal com todo o serviço prestado.
Ou seja, um parceiro que desenvolva um bom trabalho enquanto mitiga os riscos trabalhistas que pode trazer à sua operação.
Talvez você já tenha aprendido esta lição da forma mais dura, mas quando temos a responsabilidade de conduzir nossos negócios ao sucesso, não existe meio termo: cometer novamente o erro de contratar um fornecedor que atrai riscos pode encurtar o prazo de validade da sua empresa no mercado. E é isso que trabalhamos para evitar.
A Executiva Outsourcing é hoje a maior referência em gestão de empresas e funcionários terceiros do mercado nacional. De forma mensal, auditamos mais de 9 mil fornecedores de serviços e desenvolvemos uma metodologia própria responsável por mais de 16 mil auditorias ao longo de nossa trajetória.
Nosso processo parte do princípio da regularidade de documentos trabalhistas, previdenciários e de segurança e medicina do trabalho.
Assim, conseguimos garantir que tanto a empresa quanto o trabalhador estejam perfeitamente legalizados, cumprindo de forma inequívoca tudo o que as leis pertinentes definem.
Mas fazemos muito mais do que auditar documentos, somos uma empresa formada por um time de especialistas que olha o processo de Terceirização como um todo, desde o momento em que o cliente pensa em terceirizar até o encerramento do contrato.
Perfil de trabalho que foi mais do que necessário nos últimos dois anos, diante do enfrentamento coletivo da pandemia da COVID-19, que teve impacto econômico em diversos setores.
Mas antes de continuar a te contar sobre o nosso trabalho, gostaria de falar do nosso contexto empresarial com dados atualizados.
Assim, podemos conversar melhor sobre o nosso momento, para te ajudar a criar melhores prioridades para o futuro.
A maioria do Setor de Prestação de Serviços é formada por micro e pequenas empresas, que dependem quase exclusivamente de um contrato para se manter.
Diante da paralisação da economia, os clientes desses pequenos fornecedores encerraram seus contratos. Em sua maioria, por falta ou mesmo retenção dos processos produtivos, de manutenção e até de expansão que foram suspensos no período.
Esse cenário gerou um crescimento de falências decretadas, na ordem de 71,3% comparado ao ano anterior.
E, claro que, em consequência dessas falências, o número de ações trabalhistas em 2020 aumentou de forma exponencial.
Foram mais de quatrocentas mil novas ações, acumulando um total de mais de dois milhões de ações nos tribunais.
E, como não poderia ser diferente, o aumento de passivos para as empresas tomadoras teve impacto relevante em suas receitas.
É sempre importante ressaltar: caso a empresa terceira não honre seus compromissos, a tomadora, por responsabilidade subsidiária, assumirá este ônus.
Na Executiva Outsourcing, já havíamos notado, antes mesmo da pandemia, que somente cuidar da relação do trabalho não era o suficiente para garantir que a empresa fornecedora tivesse um crescimento “saudável”.
Inquietos e inovadores que somos, procurando sempre estar à frente, criamos a nossa já conhecida Certificação Financeira, agregando a ela a Análise Simplificada e o Due Diligence.
Esses serviços permitem identificar a saúde financeira da empresa fornecedora dos últimos três anos, a partir da análise das certidões federais, estaduais e municipais, além de identificar se os sócios estão envolvidos em crimes financeiros, exposição política, entre outros dados estratégicos para nossa análise.
Garantimos também atenção total a um outro ponto relevante para sua parceria com fornecedores: a relação Capital Social x Quantidade de funcionários.
Essa relação foi instituída pela Lei 14.429/2017, a conhecida Lei da Terceirização. As consequências do não cumprimento desta são pouco conhecidas, mas faço questão de simplificar para você.
Caso a empresa forneça mão de obra e seu capital não seja compatível com o definido em Lei, a mesma será descaracterizada como prestadora de serviço.
Em caso de ato fiscalizatório por órgão competente, cabe ao tomador (empresa contratante da empresa terceira) registrar todos os funcionários da empresa terceira como seus, de forma imediata. Consegue imaginar o impacto deste ônus para o seu planejamento?
Portanto, nosso processo de qualificação e gestão valida a empresa fornecedora antes da contratação efetiva e durante a vigência do contrato. Assim, a Executiva Outsourcing garante maior segurança e redução direta de passivos.
Quer saber mais dos nossos serviços? Converse com quem entende do assunto e vivencia de perto as atualizações legais que protegem nossos clientes, empresas que são referência em seus mercados.
Consulte nossa equipe comercial: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 |Se preferir, envie um e-mail para: comercial@executiva.com.br