Blog
Executiva Outsourcing
Quando os profissionais do Setor de Compras precisam sistematizar um processo de qualificação de fornecedores, muitas dúvidas vêm à mente. Afinal, como ter certeza de que você busca as informações certas e como diagnosticar falhas no seu processo de qualificação de fornecedores?
Geralmente, quando estamos diante da proposta comercial de um parceiro de qualquer área (insumos, máquinas, segurança, limpeza e etc.), precisamos reunir dados que estão espalhados por vários órgãos e entidades competentes para saber se aquele contrato vale o investimento.
Afinal, olhar só o preço é altamente arriscado. Por isso, vamos iniciar por este ponto relevante.
Análise além do preço
Otimizar custos e conseguir a melhor relação custo-benefício do mercado traz resultados positivos para qualquer empresa.
Por isso, a cotação e comparação de preços é parte essencial para relacionar a sua capacidade de investimento com o valor médio do que precisa no mercado.
No entanto, o objetivo não é alcançar o preço mais baixo. A relação custo-benefício tem inúmeras variáveis e o preço não pode ter peso único na conta. A qualidade, a pontualidade e outros atributos de adequação legal e de histórico de pagamentos de FGTS, por exemplo, também entram nos benefícios de uma análise mais criteriosa.
Comportamento de Receita, Custos e Despesas
Observar o histórico de um fornecedor é o que irá garantir que seu contrato esteja respaldado por uma conduta ética e responsável.
Assim, descobrir a relação entre a entrada de receita, sua estabilidade, e como a empresa controlou investimentos e custos por um período de tempo determinado irá evitar, por exemplo, que seu negócio cometa a falha de homologar um fornecedor que, de forma recorrente, encontra dificuldades de manter a receita equilibrada.
Essa é uma falha muito comum no mercado: contratar olhando o momento atual do fornecedor e não um histórico de mercado que passe maior segurança sobre a parceria que você está fechando.
Análise do quadro societário
Às vezes, os riscos de uma parceria não são tão visíveis e objetivos como o endividamento, por exemplo.
A Executiva Outsourcing investe em uma abordagem realmente ampla quando o assunto é qualificação de fornecedores. Por isso, adotamos também o Due Diligence na estratégia.
Trata-se de uma pesquisa que envolve uma preocupação reputacional e de correlação a ameaças de atos criminosos partindo do quadro societário da empresa terceira.
Neste ponto, a falha que pode ocorrer é acreditar que, pelas demonstrações financeiras e de responsabilidade legais, a empresa é completamente idônea, mas ainda assim cair em algum processo por ter sócios politicamente expostos e com condutas que atraem fragilidade reputacional para todos os seus parceiros.
A abordagem da Executiva Outsourcing, que vem sendo amadurecida em mais de 20 anos de mercado, considera, por exemplo, 10 pilares para qualificação de fornecedores.
Precisa de ajuda para sua próxima avaliação de fornecedor ser 100% segura?
Fale com a nossa equipe: (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | E-mail comercial@executiva.com.br.