Blog
Executiva Outsourcing
A terceirização entrega uma experiência realmente única para os negócios que buscam mais eficiência operacional com otimização de custos. Mas para viver esses benefícios, a empresa vai precisar de uma análise estratégica dos seus parceiros e do andamento dos serviços. Entenda como identificar 3 riscos ocultos na sua terceirização.
Para cada risco oculto, a Executiva Outsourcing irá indicar uma saída segura e técnica, protegendo seu negócio de experiências prejudiciais e reforçando os benefícios da terceirização para manter sua empresa competitiva. Boa leitura!
Não tem marketing e alcance comercial que te proteja de fornecedores inseguros.
Em maio de 2017, uma rede varejista espanhola, entre as maiores marcas do mundo, precisou firmar Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho. A multa? R$ 5 milhões. O motivo? Identificação de trabalho escravo em empresa contratada na cadeia de produção.
Encontrar um parceiro comercial que tenha preço justo e alta qualidade técnica é um grande diferencial. Mas o preço baixo pode ser uma armadilha e camuflar um alto risco para a sua operação terceirizada.
Existe, na Lei da Terceirização, todo um espectro de legalidade que precisa ser obedecido pelo fornecedor. Dentre eles, a empresa terceira precisa atender a critérios técnicos – de mão de obra qualificada e até de constituição do negócio – para prestar o serviço de acordo com as obrigações legais previstas e mesmo as obrigações acessórias.
Documentos que comprovem a fundação legal da prestadora e observar o ciclo de vida dos contratos firmados por ela anteriormente irão indicar se é hora de abrir as portas para aquele parceiro ou hora de continuar uma concorrência com outros players do mercado.
A otimização de custos é um dos destaques da terceirização. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), revelou que a economia com salários, benefícios e encargos pode chegar a 183% com a terceirização estratégica de algumas áreas técnicas da indústria.
Mas toda atenção é pouca neste sentido: grandes vantagens de preços no curto prazo podem gerar grandes prejuízos no longo prazo.
Os riscos financeiros podem vir de diversas formas: um fornecedor que não entrega inovação e alto padrão de qualidade vai refletir no seu produto ou serviço de forma negativa com os clientes. Mas não para por aí!
A capacidade financeira do seu fornecedor está diretamente ligada ao quanto seu negócio pode confiar neste contrato: seja para o fornecedor continuar oferecendo qualidade, seja para ele manter em dia todas as obrigações trabalhistas com os colaboradores que prestam serviço.
Para cada funcionário do fornecedor que não receber salários, benefícios e encargos legais, em caso de falência da empresa, caberá ao seu negócio arcar com esses custos.
Este risco oculto pode gerar impacto no caixa na ordem de milhões, sem considerar os honorários advocatícios.
Seu fornecedor possui Programa de Controle Médico de Saúde Operacional (PCMSO), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)?
Parece muito, mas é o básico! As Leis Trabalhistas e diversas Normas Regulamentadoras (NRs) exigem um cuidado maduro e profissional da saúde laboral. As exigências podem ficar ainda maiores a depender do grau de risco da atividade.
Em menos de um mês, empresas do Mato Grosso do Sul registraram mortes de colaboradores terceirizados em silos de grãos em propriedades rurais.
O assunto é sério e cada documento e NR (inclusive de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual) deve ser obrigatoriamente apresentado pelo seu fornecedor.
Agora que você conhece esses riscos ocultos, vamos às soluções que vão te trazer segurança.
A Executiva Outsourcing tem uma solução para cada ponto de contato do seu negócio com o fornecedor, garantindo uma experiência ágil e qualificada de Gestão de Terceiros com máxima mitigação de riscos.
Converse conosco sobre operação livre de riscos: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | E-mail comercial@executiva.com.br
Redução de Riscos de Segurança e Saúde do Trabalho na terceirização