Blog
Executiva Outsourcing
Formar uma base de fornecedores seguros é um trabalho cujo resultado depende de muitas variáveis. Hoje, você está satisfeito(a) com seus processos de concorrência e avaliação na contratação de fornecedores?
Quando o modelo operacional de avaliação de um fornecedor é frágil, seu negócio perde a oportunidade de elevar o padrão de entrega e de cumprir com os objetivos de negócio.
Três em cada quatro (73%) tomadores de serviço sofreram pelo menos uma interrupção significativa causada por terceiros nos últimos três anos.
Este dado é da KPMG e mostra uma realidade global nas parcerias entre tomadores e fornecedores de serviços especializados.
No Brasil, o setor de serviços foi amplamente impactado pela crise da COVID-19 e ainda se esforça para conseguir gerar, novamente, confiança nos contratantes.
Vamos eliminar suas dúvidas quantos às principais dificuldades de sinalização de um fornecedor inseguro antes mesmo da contratação?
A partir de agora, o “match” sustentável com fornecedores seguros será mais fácil de entender.
A Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846) entrou em vigência no Brasil em 2003 e ainda desafia empresas. Como, então, prever potenciais riscos de corrupção? Observando o quadro societário do fornecedor.
O Due Diligence é uma metodologia de análise que rastreia o histórico jurídico e societário quanto a mídias negativas, crimes financeiros e outras exposições.
Pessoas politicamente expostas e negociações sem transparência também são identificadas no Due Diligence.
Parcerias de sucesso precisam levar em conta a expectativa e a entrega. Geralmente, a definição da expectativa com o fornecedor fica a cargo do Setor de Compras.
Culturalmente, buscamos setorizar algumas ações para ganharmos agilidade. Mas é importante adotar uma postura mais estratégica quando o assunto é contratar um fornecedor.
Uma escolha errada pode gerar multas e passivos trabalhistas, comprometendo seu caixa e também impactando sua reputação.
Vai contratar um fornecedor para limpeza? Ou então para uma obra específica na fábrica?
Seja qual for o serviço, todos os profissionais que fazem interface com aquela atividade podem contribuir com um olhar técnico para o que deve estar no contrato garantir a contratação do melhor prestador de serviço.
Um contrato bem redigido é a base de uma parceria saudável!
Capacidade técnica e documentação
Para além dos requisitos esperados quanto à realização do serviço, as nossas leis estabelecem padrões rigorosos de qualificação técnica e de documentação.
Ao negligenciar o padrão legal, seu negócio fica mais exposto a fornecedores inseguros.
Não abra mão de analisar e validar toda a documentação da capacitação técnica dos fornecedores que venham a participar de processos concorrenciais.
Além de atender a todas as obrigações previstas em lei, um fornecedor seguro costuma apresentar adequação ampla a todas essas solicitações sem questionamentos.
Se o fornecedor está relutante em apresentar a comprovação do que é exigido por lei, logo, ele já se demonstra potencialmente danoso para seu negócio.
Mas não precisa se preocupar caso ache que todos esses pontos dificultariam ainda mais seu processo concorrencial.
A Executiva Outsourcing está aqui para te apoiar a criar uma base de fornecedores seguros voltados a potencializar o seu negócio.
Clique aqui e conheça nosso Due Diligence.
E confira nossa metodologia de Qualificação de Fornecedores.
Para garantir segurança e estabilidade operacional em cada etapa da jornada contratual do seu negócio com as empresas fornecedoras, conte com a gente.
Fale com a nossa equipe: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercia (11) 93414-7700 | Filial São Paulo (11) 4502-1146 | E-mail comercial@executiva.com.br