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5 tendências de Gestão de Riscos Organizacionais

Empresários atentos às movimentações do mercado sabem que adaptar a Gestão de Riscos Organizacionais à nova realidade é parte fundamental do sucesso do negócio.

Com a complexidade do mercado e do cenário econômico, temos que encontrar oportunidades de proteger operações para evitar paralisações e atrasos.

 

Mas é importante ressaltar que a gestão de riscos afeta, positivamente, o negócio em outros aspectos, como a reputação da empresa, atração de investimentos e crédito, além de ampliar a longevidade.

 

Fique por dentro das principais tendências de Gestão de Riscos Organizacionais:

 

  1. Atualização Jurídica Mensal quantos aos Riscos Ocupacionais

A velocidade das mudanças da legislação coloca negócios em contato com múltiplos riscos. Veja, por exemplo, as atualizações que se aplicam a todas as organizações que possuem colaboradores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

 

Desde janeiro de 2023, está vigente o novo texto da Norma Regulamentadora 5 (NR 5) que estabelece os parâmetros e os requisitos para instituição e funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

 

Sem se adequar, seus Programas de Segurança implantados perdem a eficácia, em um sistema defasado de gestão de riscos que não atende às exigências previstas em normas regulamentadoras e em dispositivos legais de segurança e saúde no trabalho.

 

Assim, times de compliance e jurídicos precisam de atualização constante para proteger seu negócio.

 

  1. Gestão de Terceiros com Inteligência Artificial

Existe um grande degrau no mercado que impede empresas de escalar a terceirização. O medo de que quanto mais empresas terceiras estão no negócio, mais suscetível aos riscos organizacionais da terceirização a empresa estará.

 

Veja, por exemplo, as rotinas de homologação de fornecedores, geralmente realizadas em processos de auditoria demorados, ambíguos e desafiadores de serem conduzidos internamente. No entanto, a tecnologia vem transformando essa realidade.

 

A equipe de Tecnologia e Inovação da Executiva Outsourcing criou uma combinação que resolve o seu problema: 

 

Inteligência Artificial (Exia) + Machine Learning + OCR (reconhecimento ótico de caracteres) + RPA (automação de processos robóticos)

 

O resultado dessa combinação é uma solução única para o mercado de Gestão de Terceiros: o módulo QuickScan.

 

Com ele, transformamos o SLA de contratos terceiros em processos que levam 2 segundos. 

 

Agilidade e segurança que só a tecnologia de ponta para garantir ao seu negócio.

 

  1. LGPD e Dados em Nuvem

A responsabilidade empresarial com os dados pessoais ganhou novos tons nos últimos anos.

 

A LGPD ainda é um mistério para muitos negócios e isso impacta diretamente até como você guarda e faz o backup dos dados pessoais e sensíveis que orbitam a sua operação. 

 

Ao adotar um sistema de gestão em nuvem, não há riscos de perda de documentos, contratos, arquivos e dados estratégicos.

 

Tudo o que é registrado no sistema é salvo automaticamente no servidor na nuvem. Assim, somente os profissionais autorizados poderão editar, movimentar e compartilhar os dados incluídos no sistema. 

 

Isso significa que os dados da sua empresa não ficam mais expostos como antes e sua empresa nem precisa mais se preocupar com backups diários de todo o trabalho desenvolvido.

 

  1. QR Code para liberação de Acessos

Ainda no âmbito da Terceirização, como sua empresa controla os profissionais que acessam sua planta?

 

O QR Code ganha cada vez mais presença em nossas vidas, e na Gestão de Riscos Organizacionais não é diferente.

 

A Executiva Outsourcing desenvolveu um crachá com QR Code de fácil integração a qualquer operação, com dados salvos em nuvem e com acesso facilitado em diferentes dispositivos.

 

O QR Code no crachá dos funcionários terceiros permite acesso às informações cadastrais do profissional, informando a validade da habilitação para as atividades de risco específico.

 

Mais uma tendência ágil e tecnológica para manter riscos sempre do lado de fora da operação.

 

  1. Due Diligence

Não é mais um nome da moda no mercado empresarial. Para se ter noção, 58% das empresas encontraram infrações éticas e legais ou o descumprimento de suas regras de compliance após uma investigação conhecida como Due Diligence (Fonte: Kroll).

 

O Due Diligence é mais uma estratégia corporativa para blindagem contra riscos organizacionais e está cada vez mais no campo de interesse dos gestores.

 

O termo significa “diligência prévia” e está cada vez mais conectado ao momento da concorrência dos fornecedores, antes da contratação.

 

Na análise, essa ferramenta sinaliza, de forma ampla, a estrutura organizacional da empresa e rastreia o histórico de crimes e potencial exposição política do quadro societário das suas empresas parceiras, evitando que seu negócio esteja exposto a riscos de reputação e entraves operacionais.

 

Para manter o seu negócio atualizado nas tendências de Gestão de Riscos, conte com a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil.

 

Para cada necessidade, nós temos uma solução. Fale conosco: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | E-mail comercial@executiva.com.br   

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