Blog
Executiva Outsourcing
Para alcançar desempenho e qualidade, sua empresa conta com fornecedores estratégicos. Mas qual o nível de profundidade de análise que sua equipe emprega para definir o que é um fornecedor seguro e vantajoso para o negócio?
Abaixo, entenda como o Due Diligence expõe riscos ocultos na Base de Fornecedores que sua empresa não pode mais ignorar.
Toda análise preventiva dos riscos organizacionais visa auxiliar empresas a tomarem medidas corretivas ou decisões estratégicas antes que seja tarde demais.
Isso permite que os empresários mitiguem os riscos identificados, implementem medidas de controle apropriadas e tomem decisões informadas sobre os contratos em questão.
Diante disso, reflita: qual o nível de segurança você tem no quadro societário e no histórico de pessoa jurídica dos fornecedores contratados?
O Due Diligence traz esse novo poder para as mãos dos tomadores de decisão da sua empresa.
Essa análise desempenha um papel fundamental em ajudar as empresas a manterem suas operações seguras, protegendo-as de riscos potenciais e garantindo a continuidade dos negócios de forma sustentável.
Mas, afinal, qual o diferencial do Due Diligence para sua empresa?
Na análise, o Due Diligence rastreia riscos ocultos difíceis de serem sinalizados.
Um exemplo é a composição do quadro societário.
A estrutura e os acordos societários dos seus fornecedores podem indicar como esses agentes conduzem suas pessoas jurídicas há anos.
Assim, você tem mãos um histórico do quadro societário dos fornecedores, podendo averiguar o nível de risco quanto a exposições políticas e reputacionais.
Outro possível risco oculto nos seus atuais contratos com fornecedores está relacionado a crimes ambientais, responsáveis por riscos graves ao meio ambiente e à reputação do seu negócio.
Com Due Diligence, sua empresa é capaz de acessar se houve qualquer entrada da pessoa jurídica contratada na Lista Trabalho Escravo (Ministério do Trabalho) e até mesmo em autuações do IBAMA (Autuações Ambientais e Embargos).
Por último, precisamos conversar sobre o nível de empenho que sua empresa emprega, hoje, para atuar com ética, responsabilidade, respeito e transparência.
Dessa forma, programas de compliance têm se tornado muito mais que um diferencial de gestão, mas um pré-requisito para operações sustentáveis e negócios bem sucedidos.
O Programa de Compliance mapeia e mitiga qualquer descumprimento de legislação no negócio.
Por isso, o Due Diligence se torna uma ferramenta de fortalecimento do compliance das empresas, garantindo que o seu programa seja respeitado muito antes da contratação de um novo fornecedor.
Quer aprofundar o poder de decisão do seu negócio em relação aos riscos ocultos na Base de Fornecedores:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O DUE DILIGENCE DA EXECUTIVA
Se você tiver qualquer dúvida sobre a solução, fale com nossos consultores: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | E-mail comercial@executiva.com.br
4 estratégias para manter um bom relacionamento com fornecedores