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Executiva Outsourcing
Muitos empreendedores e gestores focam suas energias no encantamento dos clientes, o que é essencial. Mas a rede de relações que sustentam uma empresa é bem maior que a conexão negócio-cliente. Manter um bom relacionamento com fornecedores é vital.
Nenhum negócio cresce de forma isolada. Por isso, manter sua base de fornecedores atualizada e com uma análise aproximada dos indicadores que fortalecem cada contrato pode impactar, positivamente, seus resultados de negócio no longo prazo.
Esse comportamento impacta também o dia a dia dos “compradores” ou do Departamento de Compras, que sofrem com a pressão para a redução de custos e precisam de análises estratégicas para defender seus posicionamentos e estratégias contratuais.
Confira abaixo 4 estratégias para transformar sua relação com fornecedores de forma eficaz.
Criar espaços de diálogo virou um senso comum, mas a maioria das empresas não consegue dar passos maduros neste sentido. Vamos a um exemplo prático:
A sua equipe de montagem precisa de uma nova máquina essencial para agilizar o trabalho.
O comprador vai analisar ofertas e preços e, muitas vezes, parar por aí sua análise.
Alinhar a expectativa da equipe que vai usar o serviço ou produto é essencial para uma relação bem-sucedida. Do que exatamente sua equipe precisa? Quem é melhor para avaliar o que vai ser comprado: a equipe que vai operacionalizar a máquina ou o comprador?
O comprador deve desenvolver uma abordagem proativa neste processo, buscando informações qualificadas de cada setor técnico sobre os contratos mais adequados.
Aproximar cada contrato com o seu objetivo real dentro da organização vai gerar parcerias compatíveis e relações mais vantajosas para ambas as partes. O que nos leva à estratégia número dois.
Para que os fornecedores cumpram seus objetivos dentro da sua organização, é fundamental que essa relação tenha um ponto de partida indispensável: a confiança.
Assim como qualquer outro relacionamento, quando partimos da confiança, o diálogo, a entrega e o compromisso se tornam mais presentes.
Por isso, ao pensar em manter um bom relacionamento com fornecedores, foque na análise e na validação da capacitação técnica dos parceiros ativos ou dos que estão em processos concorrenciais.
Se o seu fornecedor não atende a todas as obrigações previstas em lei e obrigações acessórias necessárias à prestação do serviço ou ao fornecimento do produto, a relação já vai começar mal e resultar em passivos, prejuízos e, em alguns casos, até na paralisação da operação.
Depois de alinhar as expectativas e de validar a adequação legal e técnica do seu parceiro comercial, já estamos estruturando o caminho que nos traz à estratégia número três: valor acima de preço!
Promoções e condições especiais sempre devem estar no radar de bons compradores, afinal, cabe ao Departamento de Compras otimizar a balança de custo e benefício dentro das organizações.
Mas pagar pouco não significa um bom negócio em todos os casos. Baixos custos por produtos ou serviços sem qualidade irão impactar negativamente a percepção de valor em relação ao seu negócio por todos os lados: seus clientes, seus colaboradores e seus concorrentes.
É claro que encontrar um bom fornecedor passa pela avaliação do custo. Mas optar sempre pelo contrato mais barato é nivelar por baixo a estratégia do seu negócio.
Crie um parâmetro de qualidade para orientar as decisões de compra, respondendo a perguntas como: Quais as prioridades da entrega do contrato? Qual a visão técnica em relação ao fornecedor mais barato?
Assim, você não cai em armadilhas de preço e paga mais caro depois por contratar um fornecedor inseguro ou que esteja ofertando o menor preço por estar financeiramente incapaz de sustentar um contrato.
Bons relacionamentos são experiências em que ambos se sentem apreciados. Isso passa, necessariamente, pela percepção de cuidado. Com os fornecedores não é diferente!
Nos sentimos mais comprometidos e envolvidos pelas causas daqueles que nos ajudam a evoluir.
Por isso, crie uma cultura de auditoria e análise constante dos seus fornecedores.
Assim, seu negócio será capaz de monitorar o desenvolvimento da empresa no decorrer do contrato, podendo se aproximar do fornecedor para ajudá-lo a melhorar pontos estratégicos e criando, assim, uma relação de parceria em que ambos dedicam energia para desenvolvimento mútuo.
Quer aprofundar ainda mais sua visão sobre como criar uma base de fornecedores de confiança? Clique aqui e conheça nossa Qualificação de Fornecedores.
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